Sem título



O SINSERPUB
Parabeniza a todos os professores e Professoras de Sitio do Quinto em especial aos filiados a Entidade Sindical!
 
       Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
       O discurso sobre qualidade de ensino e valorização do professor continua lindo, mas na prática, pouco ou nada mudou nas últimas décadas no Brasil, inclusive em nossa cidade. As próprias escolas tiraram a autoridade do professor que é atacado fisicamente ou verbalmente por adolescentes que acham que devem usar o celular em sala de aula. O ECA parece conter somente direitos de crianças e adolescentes, nada informa sobre seus deveres.  Mandar limpar a parede que riscou ou a carteira de sala de aula é humilhar o aluno. Os pais tem poder até mesmo para “ditar” a nota que seu filho merece em trabalhos escolares. Isso é valorizar o professor?
        Dar curso e pagar o “salário possível”, seguramente não é valorizar o professor. Valorizar significa respeitar e responsabilizar, remunerar e formar adequadamente, fornecer material didático adequado e em quantidade suficiente e, acima de tudo, criar nas escolares o ambiente propício ao ensino e à aprendizagem efetivos. 
         Valorizar o professor é construir uma escola totalmente voltada a ajudá-lo e defendê-lo de injustiças cometidas por alunos e pais contra ele. Valorizar o professor é ter uma escola e uma comunidade atuando na defesa do direito principal do professor: ensinar e avaliar a aprendizagem de seu aluno.
          É preciso fazer uma nova leitura do processo educacional e rever a escala de valores e investimentos.  Valorizar o professor é devolvendo-lhe o lugar de REI ou RAINHA do templo do saber, que é a sala de aula e sua extensão: a escola e a sociedade. Afirma Jornal da Educação
         A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua MISSÃO DE EDUCAR, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, assim dizia o Paulo Freire: se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
         Neste dia 15, que todos os/as professores (as) e demais trabalhadores/as em educação tenham orgulho do seu trabalho e continuem lutando para transformar a educação do Brasil. Que tenhamos grandes conquistas, a passos de uma nova história de luta por uma educação humanizadora! 
  
Feliz dia do Professor (a) 15 de outubro


Evando de S. Santos
Presidente do SINSERPUB

  “SINSERPUB: Tornando o Servidor um Cidadão Sustentável”


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem